Tradução:
” Não ouse enunciar falsidade, nao ouse silenciar o que há de verdade”
Ele faz essa afirmação sobre a origem do texto Trinitário principal de Mateus 28:19. “A forma básica da nossa profissão da fé(Mateus 28:19 trinitária) tomou forma ao longo dos séculos segundo e terceiro em conexão com a cerimônia de batismo. Até agora, como do seu lugar de origem está em prática, o texto (Mateus 28 : 19) veio da cidade de Roma “.Texto integra:
“Forma Eclesial da Fé
1. Preliminares à história e à estrutura do Símbolo Apostólico da Fé1.
[47] Tudo o que se disse até aqui girou em volta da pergunta formal: Que é a fé e onde pode localizar-se no mundo do pensamento moderno, onde pode exercer sua função? Assim forçosamente ficaram em aberto outros problemas mais vastos relacionados com a fé – e o conjunto quiçá se nos tenha apresentado ainda excessivamente pálido e indeciso. As respostas só podem ser encontradas com um olhar direto para a fé cristã em sua feição concreta que a seguir vamos analisar, tomando por guia o assim chamado símbolo apostólico.
Talvez seja útil fornecer alguns dados sobre a origem e estrutura do símbolo, que contribuirão para esclarecer o “por quê” [48] do nosso proceder. A forma básica do nosso símbolo apostólico cristalizou-se no correr do segundo e terceiro século, em nexo com o rito batismal. Trata-se originariamente de uma fórmula nascida na cidade de Roma.( Negrito Nosso) Contudo, seu lugar interno de origem é a liturgia, ou mais exatamente, o batismo. O rito batismal fundamentalmente orientava-se pelas palavras de Cristo: “Ide, fazei discípulos a todos os povos e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19). De acordo com esta ordem, o batizando ouvia três perguntas: “Crês em Deus, Pai todo-poderoso…? Crês em Jesus Cristo, Filho de Deus…? Crês no Espírito Santo…?”2. A cada uma das perguntas o batizando respondia: “Creio”, sendo, de cada vez, mergulhado na água. Portanto, a fórmula mais antiga do símbolo realiza-se em tríplice diálogo e está enquadrada no rito batismal.
Provavelmente ainda no correr do século II, mas sobretudo no século III, a fórmula tríplice, tão simples, e reproduzindo apenas o texto deMt 28, sofreu um desdobramento em sua parte média, ou seja, na pergunta sobre Cristo. Por tratar-se do que é tipicamente cristão, aproveitou-se a ocasião para fornecer um resumo a respeito da importância de Cristo para o cristão, dentro dos limites daquela pergunta. Igualmente a terceira pergunta, a profissão da fé no Espírito Santo, foi explicitada e desenvolvida como declaração da fé a respeito do presente e do futuro do cristão. No século IV estamos diante de um texto contínuo, libertado do esquema de perguntas e respostas. A circunstância de continuar formulado em grego torna plausível sua origem no século III, pois no século IV a liturgia romana havia passado definitivamente para o latim. Não demora muito e surge uma versão latina.
“link: integra Introdução ao Cristianismo por Joseph Ratinger.
Conclusão:
O batismo da Trindade e o texto de Mateus 28:19, portanto, não se originou da Igreja original que começou em Jerusalém, por volta de 31 dC. Foi sim como elementos constitutivos de uma invenção posterior da Igreja Católica Apostólica Romana, foi completamente fabricado. Poucas pessoas sabem sobre esses fatos históricos.
A respeito da tríplice imersão em nome de cada pessoa da tese trinitariana encontramos:
” O Batismo por Imersão, como atestam a Didaqué (7,1,3) e o Pastor. Normalmente tem lugar em água provinda da fonte. Comporta uma tríplece imersão, ligada à invocação das tres pessoas” ( Fonte: Nova história da Igreja Vol I- Pag 91 – Ed. Vozes)
Nota: Da liturgia da Trindade a prática introduzida o Batismo por tres imersões nos mostram a origem desde batismo em data mais tarde. Outros cristãos denominados de PAtrísticos irão acusar Tertuliano de ser o pai do Batismo Pagão ou idolatra, ou seja, o batismo nos titulos da trindade acompanhado do cruciforme na testa dos candidatos similarmente a inicialização de ritos pagãos a divindade Tammuz.
No Compêndio da História da Igreja de autoria de Frei Dagoberto Romag, I Volume , intitulado a Antigüidade Cristã , Editora Vozes pág. 90-93 e 143-145, diz que a ordem do batismo escrita em Mateus 28: 19 (O Batismo em nome do Pai Filho e Espírito Santo) , saiu da Pena de Tertuliano no ano 197.
Tertuliano era natural de Cartago, filiado a doutrina da trindade de Montano. Escreveu o primeiro catecismo sobre o batismo da trindade, e acompanhado com este batismo ,o sinal da cruz, e chamava-se “A fé de Irineu e Tertuliano”.
Após sua morte no ano de 220, este dogma foi introduzido no ano 255 no primeiro sinódio dirigido por Cipriano. Tertuliano foi chamado de autor do batismo da idolatria (Dicionário Prático Ilustrado, edição, 1957., Lello & Irmãos-Editores pg. 1908).
“O Evangelica Demonstratio” por Eusébio: Eusébio de Cesaréia. 265? AD. “337 AD.
Eusébio foi o historiador da Igreja e Bispo de Cesáreia. Na página 152 Eusébio cita o livro de Mateus que ele tinha em sua biblioteca de Cesaréia. Segundo essa testemunha ocular de um livro de Mateus inalterado que poderia ter sido o livro original ou a primeira cópia do original de Mateus. Eusébio nos informa de palavras reais de Jesus aos seus discípulos no texto original de Mateus 28:19: “Com uma palavra e voz Ele disse aos seus discípulos:” Ide, fazei discípulos de todas as nações em Meu Nome, ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho ordenado. O nome é Jesus.
Eusébio foi o Bispo de Cesareia e é conhecido como o pai da História da igreja. Eusébio cita muitos versículos em seus escritos, e Mateus 28:19 é um deles. Ele ao citá-lo nunca é como hoje em nossas Bíblias modernas, mas ele sempre termina o versículo com as palavras em MEU NOME. Por exemplo, no Livro III de sua História, capítulo 5, Seção 2, que trata da perseguição judaica dos primeiros cristãos, lemos:
Mas o resto dos apóstolos, que tinham sido incessantemente perseguidos, com vista à sua destruição, e haviam sido expulsos das terras da Judéia, foi para todas as nações para pregar o Evangelho, confiando no poder de Cristo, que disse para eles, vós, fazei discípulos de todas as nações em meu nome.
E, novamente, em sua Oração em louvor do Imperador Constantino, Capítulo 16, Seção 8, lemos:
O rei ou príncipe, em qualquer época do mundo, o legislador, filósofo ou profeta, em terras civilizadas ou bárbaras, alcançou uma altura tão grande de excelência, eu digo, não depois da morte, mas enquanto ainda vive, e cheio de grande poder, como preencher as orelhas e línguas de toda a humanidade com os elogios do seu nome? Certamente ninguém salvar o nosso Salvador só tem feito isso, quando, após sua vitória sobre a morte, ele disse estas palavras aos seus seguidores, e cumprida por esse evento, dizendo-lhes: vós, fazei discípulos de todas as nações em meu nome .
Não há uma única ocorrência dos discípulos batizar alguém usando a fórmula trinitária. Toda a escritura no Novo Testamento mostra que as pessoas foram batizadas em nome de Jesus, mesmo depois de Pentecostes.
E quando as pessoas na liderança da igreja receberam o Espírito Santo, foi sem a fórmula trinitária, como em Atos 8:17.
Então Pedro e João impuseram as mãos sobre eles, e eles receberam o Espírito Santo
Eram somente Batizados em nome de Jesus Atos 8:16.
Nesta citação de I Coríntios 1: 13,15 o Apostolo deixa muito evidente que o Batismo era realizado em nome de Jesus Cristo.
Fostes vós batizados em nome de Paulo?… Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome.
Jesus nos 3 evangelhos de Lucas, Marcos Fala de que as pessoas receberão perdão pelo SEU NOME e em SEU nome farão as obras. Lucas 24:47, Marcos 16:17
Evangelho de João diz que crendo no NOME de Jesus temos vida.
João 20:31.
FONTES Históricas históricas mencionam o BAtismo Apostólico em nome de Jesus Cristo como sendo mais antigo e da primeira e original igreja cristã:
Já observou que os apóstolos, só batizavam em nome de Jesus (Yeshua)? Porque? Será que eles não entenderam ou não ouviram a ordem do Mestre? Confirme pelos textos da Bíblia, a discordância entre a ordem de Jesus e o batismo realizado pelos seus apóstolos.
(Atos 2: 38; Atos 8: 12 e 16; Atos 10: 47,48; Atos 19: 5; Atos 22: 16; Efésios 4: 5; Romanos 6: 3,4; Gálatas 3:27; Col.2:11; Col.3:17)
E o que dizem outras fontes a cerca desta controversa passagem inserida no cânon sagrado?
ENCYCLOPEDIA BRITANNICA, 11th Ed. Vol. 3 Page 365-366, “The baptismal formula was changed from the name of Jesus Christ to the words Father, Son, and Holy Ghost by the Catholic Church in the 2nd Century.” Vol. 3 Page 82 “Everywhere in the oldest sources it states that baptism took place in the Name of Jesus Christ.”
ENCICLOPEDIA BRITÂNICA, 11a Edição, Vol.3 Pg 365-366, “A fórmula batismal foi mudada do nome de Jesus Cristo para as palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela Igreja Católica no 2º Século. ” Volume 3 pag.82 “Sempre nas fontes antigas menciona que o batismo era em Nome de Jesus Cristo.”
CANNEY ENCYCLOPEDIA OF RELIGION, Page 53 — “The early church always baptized in the Name of Lord Jesus until the development of the trinity doctrine in the 2nd Century.”
ENCICLOPEDIA DA RELIGIÃO – CANNEY, pg 53 — “A religião primitiva sempre batizava em Nome do Senhor Jesus até o desenvolvimento de doutrina da trindade no 2° Século.”
1913 CATHOLIC ENCYCLOPEDIA, Vol. 2, page 365, Here the Catholic acknowledge that baptism was changed by the Catholic Church.
ENCICLOPÉDIA CATÓLICA DE 1913, Vol. 2, pg 365, “Aqui o Católico reconhece que o batismo foi mudado pela Igreja Católica”.
HASTINGS ENCYCLOPEDIA OF RELIGION, Vol. 2 pages 377-378-389, “The Christian baptism was administered using the Name of Jesus. The use of the trinitarian formula of any sort was not suggested in the early church history, baptism was always in the Name of the Lord Jesus, until the time of Justin Martyr when the trinity formula was used.” Hastings also said in Vol. 2 Page 377, commenting on Acts 2:38, “NAME was an ancient synonym for person. Payment was always made in the name of some person referring to ownership. Therefore one being baptized in Jesus Name became his personal property.” “Ye are Christ’s.” I Cor. 3:23. NEW INTERNATIONAL ENCYCLOPEDIA, Vol. 22 Page 477, “The term “trinity” was originated by Tertullain, Roman Catholic Church father.”
ENCICLOPÉDIA DA RELIGIÃO – HASTINGS, Vol. 2 pg 377-378-389. “O batismo cristão era administrado usando o nome de Jesus. O uso da fórmula trinitariana de nenhuma forma foi sugerida pela história da igreja primitiva; o batismo foi sempre em NOME do Senhor Jesus até o tempo do mártir Justino quando a fórmula da trindade foi usada”. Na página Hastings comentando Atos 3:28, diz: “NOME é o antigo sinónimo de pessoa. Pagamento foi sempre feito em nome de alguma pessoa, referindo-se a propriedade. Portanto alguém batizado em nome de Jesus torna-se sua propriedade pessoal”. Nova Enciclopédia Internacional, Vol. 22 pg 477, “O termo ‘trindade’ se originou com Tertuliano, padre da Igreja Católica Romana”.
TYNDALE NEW TESTAMENT COMMENTARIES: “… the true explanation why the early church did not at once administer baptism in the threefold name is that the words of Mat 28:19 were not meant as a baptismal formula. [Jesus] was not giving instructions about the actual words to be used in the service of baptism, but, as has already been suggested, was indicating that the baptized person would by baptism pass into the possession of the Father, the Son, and the Holy Ghost.”
TYNDALE COMENTÁRIOS DO NOVO TESTAMENTO: “…a verdadeira explanação porque a igreja primitiva nunca administrava o batismo em nome dos três, que se refere Mat. 28:19 porque não significava uma formula batismal. [Jesus] não estava dando instruções das palavras que deveriam ser usadas no rito batismal, mas como já havia sugerido, que a pessoa batizada tornava-se posse do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
THE ENCYCLOPEDIA OF RELIGION AND ETHICS, James Hastings, p.384, “there is no evidence [in early church history] for the use of the triune name.” Rev. Steve Winter
ENCICLOPÉDIA DE RELIGIÃO E ÉTICA, James Hastings, pg.384. “Não existe evidência [na história da igreja primitiva] do uso dos três nomes.”Rev. Steve Winter ATOS 4:12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
Copyright “©” Igreja de Deus do Sétimo Dia, Movimento Congregacional.
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A Igreja pra mim e um lugar de cnmuohao, de refugio, de descanso, de louvar e adorar a Deus, de crescer no conhecimento Dele, de libertacao, de testemunhar o poder de Deus…O servo se reune em varios lugares para louvar a Deus e compartilhar a sua Palavra, mas a Casa de Oracao da qual Jesus Cristo falou e sempre um lugar de renovo espiritual.Por isso estou sempre na Igreja!A Paz!!!
My hat is off to your astute coamnmd over this topic-bravo!
Irmaos qoruides!E bom que cada um saiba o que vai fazer na Igreja. Senao o tempo la sera em vao. Tudo o que esta acima no vosso comentario e verdadeiro.A Igreja mais do que tudo, deve ser um lugar para um encontro impar com Deus.Abracos
Bom dia!
Sinceramente não sei como vocês conseguiram interpretar que Mt.28.19 foi feito em Roma. O texto, citado por vocês, é claríssimo em afirmar que o que foi feito em Roma foi o símbolo apostólico ou, como conhecemos, o Credo dos Apóstolos.
“Talvez seja útil fornecer alguns dados sobre a origem e ESTRUTURA DO SÍMBOLO, que contribuirão para esclarecer o “por quê” [48] do nosso proceder. A forma básica do nosso SÍMBOLO APOSTÓLICO cristalizou-se no correr do segundo e terceiro século, em nexo com o rito batismal. Trata-se originariamente de uma fórmula nascida na cidade de Roma.” (destaque meu)
Qual foi a fórmula? Estrutura do Símbolo + Mt. 28.19. Quanto a Mat. 28.19 o texto prossegue dizendo: “Contudo, seu lugar interno de origem é a liturgia, ou mais exatamente, o batismo. O rito batismal fundamentalmente orientava-se pelas palavras de Cristo: “Ide, fazei discípulos a todos os povos e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19).”
Sem mais,
Bruno.
Paz seja contigo Bruno
Em resposta ao seu parecer e esclarecendo algumas coisas. O batismo na trindade foi um uso liturgico que iniciou no século II e tal prática era realizada por uma tríplice imersão, diferentemente do que encontramos no Livro de Atos, cujos batismos eram realizados por imersão e unicamente no Nome do Senhor Jesus. Os relatos históricos são unânimes em dizer que a forma trinitária é de data mais tarde aos primeiras comunidades Judaicas cristãs e igreja de estrangeiros. Vejamos os comentários de algumas importantes enciplopédias sobre a formula Batismal primitiva e a trinitariana.
ENCYCLOPEDIA BRITANNICA, 11th Ed. Vol. 3 Page 365-366, “The baptismal formula was changed from the name of Jesus Christ to the words Father, Son, and Holy Ghost by the Catholic Church in the 2nd Century.” Vol. 3 Page 82 “Everywhere in the oldest sources it states that baptism took place in the Name of Jesus Christ.”
ENCICLOPEDIA BRITÂNICA, 11a Edição, Vol.3 Pg 365-366, “A fórmula batismal foi mudada do nome de Jesus Cristo para as palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela Igreja Católica no 2º Século. ” Volume 3 pag.82 “Sempre nas fontes antigas menciona que o batismo era em Nome de Jesus Cristo.”
CANNEY ENCYCLOPEDIA OF RELIGION, Page 53 — “The early church always baptized in the Name of Lord Jesus until the development of the trinity doctrine in the 2nd Century.”
ENCICLOPEDIA DA RELIGIÃO – CANNEY, pg 53 — “A religião primitiva sempre batizava em Nome do Senhor Jesus até o desenvolvimento de doutrina da trindade no 2° Século.”
1913 CATHOLIC ENCYCLOPEDIA, Vol. 2, page 365, Here the Catholic acknowledge that baptism was changed by the Catholic Church.
ENCICLOPÉDIA CATÓLICA DE 1913, Vol. 2, pg 365, “Aqui o Católico reconhece que o batismo foi mudado pela Igreja Católica”.
HASTINGS ENCYCLOPEDIA OF RELIGION, Vol. 2 pages 377-378-389, “The Christian baptism was administered using the Name of Jesus. The use of the trinitarian formula of any sort was not suggested in the early church history, baptism was always in the Name of the Lord Jesus, until the time of Justin Martyr when the trinity formula was used.” Hastings also said in Vol. 2 Page 377, commenting on Acts 2:38, “NAME was an ancient synonym for person. Payment was always made in the name of some person referring to ownership. Therefore one being baptized in Jesus Name became his personal property.” “Ye are Christ’s.” I Cor. 3:23. NEW INTERNATIONAL ENCYCLOPEDIA, Vol. 22 Page 477, “The term “trinity” was originated by Tertullain, Roman Catholic Church father.”
ENCICLOPÉDIA DA RELIGIÃO – HASTINGS, Vol. 2 pg 377-378-389. “O batismo cristão era administrado usando o nome de Jesus. O uso da fórmula trinitariana de nenhuma forma foi sugerida pela história da igreja primitiva; o batismo foi sempre em NOME do Senhor Jesus até o tempo do mártir Justino quando a fórmula da trindade foi usada”. Na página Hastings comentando Atos 3:28, diz: “NOME é o antigo sinónimo de pessoa. Pagamento foi sempre feito em nome de alguma pessoa, referindo-se a propriedade. Portanto alguém batizado em nome de Jesus torna-se sua propriedade pessoal”. Nova Enciclopédia Internacional, Vol. 22 pg 477, “O termo ‘trindade’ se originou com Tertuliano, padre da Igreja Católica Romana”.
TYNDALE NEW TESTAMENT COMMENTARIES: “… the true explanation why the early church did not at once administer baptism in the threefold name is that the words of Mat 28:19 were not meant as a baptismal formula. [Jesus] was not giving instructions about the actual words to be used in the service of baptism, but, as has already been suggested, was indicating that the baptized person would by baptism pass into the possession of the Father, the Son, and the Holy Ghost.”
TYNDALE COMENTÁRIOS DO NOVO TESTAMENTO: “…a verdadeira explanação porque a igreja primitiva nunca administrava o batismo em nome dos três, que se refere Mat. 28:19 porque não significava uma formula batismal. [Jesus] não estava dando instruções das palavras que deveriam ser usadas no rito batismal, mas como já havia sugerido, que a pessoa batizada tornava-se posse do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
THE ENCYCLOPEDIA OF RELIGION AND ETHICS, James Hastings, p.384, “there is no evidence [in early church history] for the use of the triune name.” Rev. Steve Winter
ENCICLOPÉDIA DE RELIGIÃO E ÉTICA, James Hastings, pg.384. “Não existe evidência [na história da igreja primitiva] do uso dos três nomes.”Rev. Steve Winter ATOS 4:12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
Conclusão:
Pelos testemunhos históricos percebemos que realmente a formula trinitariana veio a ser praticada em Roma como bem afirma o Cardeal ( Atual Papa) Joseph Ratzinnger, e que uma pratica desta sorte foi influência do uso litúrgico iniciado por Tertuliano que na época foi acusado de introduzir furtivamente dentro das comunidades cristãs um Batismo pagão misturado com os rituais de iniciação a divindade Tammuz.
Espero que lhe tenha esclarecido.
Evangelista Flavio
“Irmão” Flávio,
Falta-lhe conhecimento histórico e a falta deste para opinar sobre teologia pode ser prejudicial à interpretação bíblica. Primeiro: Irineu de Lyon não foi o pai do batismo pagão, aliás, ele não fundou nada. Para começo de conversa, Irineu era discípulo de Tertuliano, que foi discípulo de Policarpo. Se você desconhece, Policarpo foi testemunha ocular dos ensinos de João (o Apóstolo de Jesus). Se o “irmão” deixar o orgulho de lado e ler Adversus Haereses, vai compreender que Irineu foi apenas um comentador das escrituras e nunca, sob sua pena, saiu qualquer doutrina ou verso bíblico: Eusébio de Cesareia, em sua História Eclesiástica, nunca disse um “ai” sequer contra esse cristão primitivo. Outra coisa: dê uma lida, em “Sobre a detecção e refutação da chamada Gnosis”, e verá que Irineu desde o 2º século defende a trindade e também apresenta a importância do Evangelho de João contra os gnósticos, ou seja, aqueles que defendem que Jesus Cristo é uma criação de Deus – um Deus menor – que criou um mundo imperfeito. Portanto, nós podemos inferir que Gnosticismo, Unitarismo e Arianismo andam de mãos dadas.
Um outro ponto: Eusébio nunca poderia ter lido um “autógrafo” (nome científico para os manuscritos originais). Eles não durariam intactos mais de 10 anos. As condições era precárias. E mais: tenho o livro que você referencia neste artigo, e o nome do livro é Demonstratio Evangelica. Se o irmão se dispuser a ler todo o livro de Eusébio, vai ver que ele faz citações livres dos textos bíblicos, mas não diz que esse texto fora modificado para a forma livre que ele escreve. Se o irmão ler a obra, vai verificar que, em nota de rodapé, os exegetas de Eusébio dizem: “a forma como Eusébio cita Mateus 28: 19 é uma forma livre de o autor escrever o verso. E não é encontrada em mais nenhuma parte de toda sua obra. Essa era uma ordem evangélica e a fórmula batismal aceite desde a antiguidade cristã”. Além disso, Eusébio não quer provar a não existência ou não da trindade, pois esta já era uma crença solidificada na cristandade.
E por fim: a expressão em nome de Jesus não era uma fórmula batismal, mas significa “por ordem de Jesus”, “por mando de Jesus”, apenas isso. Em grego, inclusive, acontece a mesma coisa.
Por favor, não seja parcial e seja síncero,
Edward Mond
Prezado Edward Mond
Não foi Ireneu de Lyon o autor do Batismo tríplice, mas Tertuliano e ele é acusado de ser pai do batismo pagão e que teria saído da sua pena a interpolação de Mateus 28:19 na forma “em nome do Pai, do filho e do espirito santo”, qual vemos em mais de 10 X não citada nas referências de Eusébio de Cesáreia que possuia uma cópia mais antiga de Mateus em Aramaico. LENDO NOVAMENTE O TRECHO DA MATÉRIA:
““O Evangelica Demonstratio” por Eusébio: Eusébio de Cesaréia. 265? AD. “337 AD.
Eusébio foi o historiador da Igreja e Bispo de Cesáreia. Na página 152 Eusébio cita o livro de Mateus que ele tinha em sua biblioteca de Cesaréia. Segundo essa testemunha ocular de um livro de Mateus inalterado que poderia ter sido o livro original ou a primeira cópia do original de Mateus. Eusébio nos informa de palavras reais de Jesus aos seus discípulos no texto original de Mateus 28:19: “Com uma palavra e voz Ele disse aos seus discípulos:” Ide, fazei discípulos de todas as nações em Meu Nome, ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho ordenado. O nome é Jesus.
Eusébio foi o Bispo de Cesareia e é conhecido como o pai da História da igreja. Eusébio cita muitos versículos em seus escritos, e Mateus 28:19 é um deles. Ele ao citá-lo nunca é como hoje em nossas Bíblias modernas, mas ele sempre termina o versículo com as palavras em MEU NOME. Por exemplo, no Livro III de sua História, capítulo 5, Seção 2, que trata da perseguição judaica dos primeiros cristãos, lemos:
Mas o resto dos apóstolos, que tinham sido incessantemente perseguidos, com vista à sua destruição, e haviam sido expulsos das terras da Judéia, foi para todas as nações para pregar o Evangelho, confiando no poder de Cristo, que disse para eles, vós, fazei discípulos de todas as nações em meu nome.
E, novamente, em sua Oração em louvor do Imperador Constantino, Capítulo 16, Seção 8, lemos:
O rei ou príncipe, em qualquer época do mundo, o legislador, filósofo ou profeta, em terras civilizadas ou bárbaras, alcançou uma altura tão grande de excelência, eu digo, não depois da morte, mas enquanto ainda vive, e cheio de grande poder, como preencher as orelhas e línguas de toda a humanidade com os elogios do seu nome? Certamente ninguém salvar o nosso Salvador só tem feito isso, quando, após sua vitória sobre a morte, ele disse estas palavras aos seus seguidores, e cumprida por esse evento, dizendo-lhes: vós, fazei discípulos de todas as nações em meu nome .
Não há uma única ocorrência dos discípulos batizar alguém usando a fórmula trinitária. Toda a escritura no Novo Testamento mostra que as pessoas foram batizadas em nome de Jesus, mesmo depois de Pentecostes.
”
OBSERVAÇÃO: Concluímos que Eusébio de Cesaréia não cita a forma Triplice de Mateus 28:19 e somente começa a citar depois do Concílio de Nicéia que ordenou sob pena de exílio e até mesmo morte que todos adotassem a as resoluções daquele concílio a favor da interpretação de Atanásio que era Binitarista, pois Atanásio não Cria na personalidade do espirito santo como terceira pessoa, essa crença foi adotada decadas depois.
Sobre POLICARPO de Smirna.
Afirmar que Policarpo era trinitariano é sem qualquer base histórica, pois policarpo apenas em suas epístolas reconhece Deus como único e Pai de Jesus como Senhor e Cristo , assim como todos Apostolos iniciam suas saudações e términos de epístolas. Vejamos algumas citações de documentos Históricos de Policarpo de Smirna com respeito seu entendimento acerca da Divindade:
A Epístola de Policarpo é também claramente Unitário.
Em seu capítulo XII, que era uma exortação para as graças vários, ele diz:
Mas o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, e Cristo Jesus que é o Filho de Deus, e nosso eterno Sumo Sacerdote, construir-lo na fé e na verdade, e em toda a mansidão, paciência, gentileza, longanimidade, clemência e pureza, e ele pode conceder a vocês muito e porção entre seus santos, e para nós com você, e em todos os que estão debaixo do céu, que hão de crer em nosso Senhor, e em Seu Pai, que o ressuscitou dentre os mortos (. cf. Gl 1:1; cf ANF, Vol.1, pp 35-36.).
Capítulos 10-13 são preservadas apenas na versão latina. Capítulo 13 foi anexado como uma interpolação. A tradução por Roberts e Donaldson segue o América em preservar toda a três capítulos finais. Lightfoot é um trinitário e omitiu o “Filho do termo” antes do termo Deus no capítulo 12 e continuou a usar o termo “Deus” com o Senhor e Deus antes das palavras “Jesus Cristo” no texto traduzir “Dominum et Deum nostrum Iesum Christum. “Nós não temos nenhuma idéia de quando este texto em latim foi escrito. Lightfoot traduz o texto da seguinte forma.
Ora, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, eo eterno Sumo Sacerdote Ele mesmo, o [Filho] de Deus, Jesus Cristo, vos edificar na fé e na verdade, e em toda a gentileza e em toda a prevenção de ira e de tolerância e de longo sofrimento e na paciência e na pureza, e que Ele possa conceder-lhe muito e porção entre seus santos, e para nós com você, e para todos os que estão debaixo do céu, que hão de crer em nosso Senhor Jesus Cristo e Deus de Seu Pai (Lightfoot, JB tr., A Epístola de Policarpo aos Filipenses, em Padres Apostólicos (12:6, 7)).
NOTA: Percebemos que alguns tradutores e versões foram propositadamente interpoladas para tentarem colocar Policarpo como um Trinitariano, mas percebemos que estes são desfeitos quando analisados outros tradutores. Sempre existiu ao longo dos tempos tentativas de interpolação a favor da trindade como é caso do Comma Joanino de I João 5:7!
Conclusão:
Os primeiros Cristãos da Igreja gentílica, com excessão de Tertuliano, não eram trinitarianos, mas receberam a doutrina diretamente dos Apóstolos e batizavam em nome de Jesus, uma forma Cristológica como diversos depoimentos históricos comprovam e são fortemente mais demonstrado em Atos Apostólicos.
E onde eu disse que Irineu de Luon criou a doutrina da Trindade? Eu falei que ele defende a trindade!
Percebi que sua formula de argumentação é colocar palavras na boca da gente, e por que isso seria diferente em relação aos testemunhos históricos?
Percebi que o irmão não lê aquilo que já provamos estar certo.
Eusébio de Cesareia em apenas uma passagem em toda a sua obra, a qual o Sr. não leu, faz uma citação livre de Mateus 28:19, que permanece inalterado nos melhores e mais antigos manuscritos bíblicos, confira o Códex Sinaítico e o Códex Vaticano (considerado o melhor manuscrito).
O Didaquê VII, 1 comprova a doutrina trinitariana, bem como a prática litúrgica envolvendo a fórmula batismal trinitariana. Mas você, ao que parece, foge deste texto, não é?
Quanto à Policarpo: ele jamais fora unitarista, pois sua epístola ataca o gnosticismo do qual os unitaristas e arianos se servem. Companhia ruim essa, não?